Especialistas Dão Dicas De Como Cuidar Do Cabelo Sem Utilizar Formol - Reportagem do Fantástico

 
Mais uma vez o formol foi polêmica no FANTÁSTICO ontem, pois bem, dessa vez a pergunta era: Como cuidar dos cabelos e deixá-los bonitos sem o uso do formol?
O fantástico foi em busca e trouxe a solução.
Segue reportagem completa para quem não assistiu.




Para saber exatamente os danos que um alisamento pode causar, veja o doutor Luciano escaneou um fio de cabelo que sofreu alisamento com um produto legalizado, mas que foi mal feito e prejudicou o fio.
“Essa imagem é bem clara. Ela mostra a fratura do fio. É nítida a diferença entre a região da fratura e a dos fios normais. Ele está esgarçado” afirma o médico. “Nós já sabemos que formol é crime e mata”.

Por isso, a recomendação é: mulheres sejam fiscais de seus cabeleireiros.

Nós fomos a uma clínica médica especializada em cabelos para saber como as mulheres podem descobrir se os alisamentos que elas estão fazendo nos salões são com substâncias permitidas. A dica é levar um papel com as quatro principais substâncias legalizadas que são usadas nesses tipos de alisamentos: hidróxido de sódio, hidróxido de cálcio, tioglicolato de amônia e hidróxido de guanidina.

“Essas quatro substâncias não fazem mal à saúde, desde que aplicadas corretamente e adequadamente. O cabeleireiro tem que seguir o rótulo d fabricante e preparar o produto na frente da cliente”, explica o médico Luciano Barsanti.

Outro cuidado é indispensável: “É importante e fundamental que seja feito o teste da mecha, com isso o profissional e a própria cliente tem a condição de saber se o cabelo recebe o produto e se ele não vai se danificar”, afirma Luciano.

Mas, tomando esses cuidados, o alisamento com alguma dessas substâncias indicadas pelo médico vai realmente deixar o cabelo bonito? Geiza vai alisar seus cabelos com tioglicolato de amônia.

“O alisamento vai ser um alisamento de longa duração, o que pode substituir perfeitamente o uso do formol”, explica o cabeleireiro Alan Medeiros.

Uma hora depois, o resultado: “Ficou melhor do que eu esperava, bem melhor”, comenta Geiza.

Vamos acompanhar um alisamento com outro produto: hidróxido de guanidina. A cliente está ansiosa.

“Após 15 minutos do teste de mecha, nós notamos que o cabelo não resistiu ao produto”, explica Alan.

Aline alisou os cabelos com formol por oito anos. Procurou um médico que foi taxativo: ela tem que ficar um bom tempo sem fazer nenhum alisamento químico. Vai ter que se virar só com escova e secador, mas, até nesse caso, os cabelos correm perigo.


“É menos ruim você fazer uma escova progressiva, um relaxamento ou um alisamento bem feito e propriamente executado do que utilizar a escovação diária com a tração do fio e o arrancamento do bulbo, que é a fábrica do fio, porque ai você perde o cabelo definitivamente.

Aprenda, então, a fazer a escova de maneira correta, sem puxar demais os fios.

“Você pode usar a escova tradicional, sem puxar demais, e sem muito calor perto do fio”, afirma Luciano. “Hoje existem técnicas que gastam um pouco mais de tempo na execução. É só ter um pouquinho de paciência e técnica.

Apesar de todas as técnicas de alisamento, para especialistas, o melhor mesmo é deixar os cabelos naturais, mas como deixá-los naturais e bonitos?

E o especialista dá duas dicas usando essas duas mulheres.

“A dica para quem tem cabelos cacheados é ativar o cacho usando um creme sem enxágüe próprio para cacho”, sugere Tiago Parente.

#Fica a dica: papel toalha seca sem deixar o cabelo estático

Depois de espalhar bem pelos fios, vem a novidade: papel toalha, o de cozinha mesmo.

“Desse jeito, você vai ativar o cacho e vai tirar o excesso do produto. Aperta durante dois ou três segundos”, explica.

“O ideal é deixar ele terminar de secar naturalmente, mas, para quem não tiver tempo o ideal: “O ideal é ter um difusor. Vai espalhar melhor o vento, o vento vem mais frio. Estraga menos e não deixa ficar principalmente eletrizado, e ainda vai ativar o cacho”, completa.

Agora, se seu cabelo for do tipo nem liso nem ondulado, no meio do caminho mesmo, o cabeleireiro ensina a fazer um coque especial. “O coque vai ficar na nuca. A parte da frente vai secar toda lisa e a parte detrás vai ficar ondulada”.

“Depois de bem seco, você solta. Sacode bem a cabeça, joga para trás, penteia com as mãos e arruma a ondulação”, finaliza.

E o melhor de tudo é que este é o cabelo da moda.

“O cabelo com mais tendência, cabelo mais moderno, é o cabelo com um caimento natural”, afirma o especialista.
OBS: MULHERADA, FIQUEM DE OLHO. O CABELO BONITO DE HOJE, PODE SER O PROBLEMÁTICO DE AMANHÃ.

0 comentários: